quarta-feira, 26 de maio de 2010

Atividade 5 "Conhecendo uma Experiência"

Proinfo Integrado
Curso Tecnologia na Educação: ensinado e aprendendo com as TIC – 100h
Cursista: Maria Cirlanda Pinto da Costa
Atividade 5 – Conhecendo uma experiência
CRIAÇÃO DE UMA HISTÓRIA ATRAVÉS DE TIRINHAS DE JORNAIS 27/01/2009
http://portaldoprofessor.mec.gov.br
Autora ROSANGELA SILVA FREITAS
SALVADOR - BA ESCOLA AJUDA SOCIAL A CRIANCA
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental

1.Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Identificar e diferenciar as tirinhas de jornais das histórias em quadrinhos;
• Produzir a própria tirinha, criando personagens que falem sobre a preservação do Meio Ambiente;
• Desenvolver uma leitura critica e reflexiva, podendo interpretar a realidade apresentada.
Duração das atividades
2.Duas aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
3.Faça um levantamento sobre quais as tirinhas de jornais e de histórias em quadrinhos que os alunos conhecem.
4.Estratégias e recursos da aula
Professor(a) deve conversar com seus alunos sobre as tirinhas de jornais e sobre as histórias em quadrinhos.
Apresentar aos alunos uma história em quadrinhos

Depois apresentar aos alunos umas tirinhas de jornais

5.Ao final da apresentação da história em quadrinhos e das tirinhas de jornais, perguntar se eles conseguem perceber as diferenças entre ambas. A princípio os alunos acreditam serem iguais, mas depois com a ajuda do (a) professor(a) eles passam a perceber: relação ao tamanho, que as tirinhas são curtas e a história em quadrinhos é mais longa. Perguntar sobre qual tema é abordado, normalmente eles relatam. Depois da analise por parte de todos os alunos, convide-os para produzir uma tirinha pessoal. Para elaboração da tirinha é preciso da definição do tema: sugerindo como tema o meio ambiente e os cuidados para preservá-lo. Depois a criação do roteiro: É uma história curta, com um, dois, três no máximo quatro quadrinhos, é preciso ter no mínimo um ou dois personagens.
Entregue para cada aluno uma folha de sulfite. Cada “tira” de 28 X 8, 28cm de largura e 8cm de altura.

6. O (a) professor(a) deverá estimular os alunos a perceberem que para se fazer a estrutura da tirinha é preciso utilizar algumas formas geométricas como o quadrado e o retângulo. Aproveitar o ensejo para questioná-los sobre as características contidas em cada forma geométrica, bem como, qual foi a sentimento de produzir sua própria tirinha.

7. DICAS E SUGESTÕES
A produção da tirinha pode possuir qualquer tema, desde que tenha um cunho reflexivo, abordando questões do cotidiano, do país e do mundo porque esta é a proposta da tirinha de jornal.
8. Recursos Complementares
Você encontra informações nos sites: http://www.xaxado.com.br. (tirinhas) http://fotolog.terra.com.br/xaxado (tirinhas) http://www.falamenino.com.br (tirinhas) http://www.monica.com.br (quadrinhos) http://www.divertudo.com.br/
9. Avaliação
A avaliação ocorrerá durante todo o processo, através da participação nas discussões e na construção da atividade proposta.

ANÁLISE DA AULA ESCOLHIDA:
Após a escolha e leitura da aula da professora ROSANGELA SILVA FREITAS, posso destacar que as estratégias utilizadas foram muito criativas e interessantes, pois sabemos que a leitura de gibis e tiras são muito atrativas para nossas crianças e adolescentes e, porque não dizer também para nós adultos. De repente uma leitura de entretenimento torna-se uma prática educativa e, ao mesmo tempo, estimula a leitura. Além desses elementos, podemos fazer um trabalho de conscientização com os nossos alunos enfatizando a importância da conservação do meio ambiente. Quanto aos recursos utilizados, acredito que os mesmos são relevantes para aprendizagem dos alunos, porque eles aprendem de forma prazerosa, pois a leitura de gibis e tiras são gêneros textuais que fazem da leitura um ato de prazer e diversão. Em relação à avaliação, concordo quando ela acentua que a mesma é um processo que vai acontecendo ao longo da aula. Como professora de Língua Portuguesa eu utilizaria essa aula, e além das questões abordadas pela autora, iria utilizar programas de informática para a produção das “tiras” com recursos multimídias.

Um comentário: